Ensino Fundamental
Orientação geral ao professor de (01 a 10)
1- Olimpíada das Coordenadas: mapa da mina (pasta)
02- Máquinas Simples
03- Espaço, Tempo e Velocidade
04- Termometria
05- Transferência de Calor
06- Príncipio de máquina termica (pasta + o kit Ar 2 ou Água 2)
07- Eletrostática
08- Caminho da eletricidade
09- Lei de Ohm
10- Magnetismo e Eletromagnetismo
Ensino Médio
01- Mecânica I - Mecânica Gráfica (Foto)
- Puck - Conhecendo o PUCK
- 1 - Medidas com o PUCK
- 2 - Movimento uniforme
- 3 - Movimento uniformemente variado
- 4 - Movimento de projéteis
- 5 - Movimento circular
- 6 - Introdução ao Estudo da Dinâmica
Parte I: 2a Lei de Newton
Parte II: Lei de Hooke
Utilizando o software SAM
- Manual SAM
- Manual SAM - Versão resumida
- Orientação Professor
- Download do Software SAM
- Banco de Imagens
- 1 - Movimento uniforme - parte I e Movimento uniforme - parte II
- 2 - Movimento uniformemente variado
- 3 - Movimento de projéteis
- 4 - Movimento circular
- 5 - Determinação da aceleração da gravidade - plano inclinado
- 6 - Pêndulo Simples - Medida da aceleração da gravidade
- 7 - Conservação da energia mecânica
- 8 - Deformação Elástica: Lei de Hooke
- 9 - O Movimento Gravitacional: 2a Lei de Kepler
- 10 Conservacao Quantidade de Movimento
- Parte I: Choque Frontal
- Parte II: Choque bi-dimensional
02- Mecânica II - Estática, Pendulo e Hidrostática (Foto)
- 1 - Equilíbrio estático: composição de forças
- 2 - Equilíbrio de rotação: momento
- 3 - Pêndulo
- 4 - Princípio de Arquimedes - Empuxo
- 1 - Quantidade de calor, massa e temperatura de líquidos
- 2 - Medida da capacidade térmica do calorímetro
- 3 - Medida do calor específico de metais
- 4 - Medida do calor específico de um líquido
- 5 - Calor latente de fusão do gelo
- 6 - Energia irradiada pelo Sol
- 7 - Equivalente elétrico do calor - Lei de Joule
04- Ótica I - Reflexão e Refração da Luz (Foto)
- Orientação para o professor
- 1 - Espelho plano / Leis da reflexão
- 2 - Espelho plano / Formação de imagens
- 3 - Associação em ângulo entre dois espelhos planos
- 4 - Refração da luz / Índice de refração
- 5 - Reflexão total da luz
05- Ótica II - Lentes e Espelhos Esféricos (Foto)
- Orientação para o professor
- 1 - Espelhos esféricos
- 2 - Projeção de imagens utilizando espelhos esféricos
- 3 - Lentes esféricas
- 4 - Projeção de imagens utilizando lentes esféricas
06- Ótica III - Ótica Física - (Foto)
- Orientação para o professor
- 1 - Difração da luz (expositivo)da luz
- 2- Interferência da luz
- 3 - Difração da luz - fio de cabelo
- 4 - Interferência da luz - múltiplas fendas
- 5 - Interferência com luz branca- espectroscopia
- 6 - Espectroscopia - análise quantitativa
Cuba de Ondas/SAM (pasta complementar de ótica)
- Manual SAM
- Manual SAM - Versão resumida
- Orientação Professor
- Download Software SAM
- Banco de Imagens
- Conhecendo a cuba de ondas
- 1- Estudo qualitativo e quantitativo de ondas em uma cuba de ondas
- 2- Reflexão em barreiras retilíneas
- 3- Reflexão em barreiras curvas
- 4- Refração
- 5- Difração
- 6- Interferência
08- Eletricidade I - Cuba Eletrolítica (Foto)
09- Eletricidade II - Circuitos Elétricos (Foto)
- Experimento 1
Parte I - Montagem de Circuitos Elétricos
Parte II: Medidas de corrente elétrica, tensão e resistência em circuitos de corrente contínua - 2 - Lei de Ohm
- 3 - Associação de resistores
Parte I - Associação de resistores em série
Parte II - Associação de resistores em paralelo - 4- Capacitores
- 5- Associação de capacitores
- 6- LEDS - Diodos emissores de luz
- Orientação para o professor
- 1 - A bússola
- 2 - Interação entre ímãs
- 3 - O campo magnético de uma corrente elétrica
- 4 - Força magnética em condutores
- Observação: O KIT 10 é o mesmo utilizado para o Ensino Fundamental para o estudo de magnetismo e eletromagentismo
Olá,
ResponderExcluirGostaria de saber como faço para adquirir todos os itens da lista acima. Sou professor de física em escolas de ensino médio e, eventualmente trabalhos atividades experimentais onde, as escolas me deram apoio para a montagem de laboratórios didáticos para o ensino de física. Tenho interesse nos experimentos listados acima, portanto, preciso de todas as informações possíveis. Desde agradeço.
Meu email: siqueirafis@gmail.com
ResponderExcluir